Qual a métrica que importa?

Uma pergunta que recebemos de muitos empreendedores e clientes que desejam aumentar exponencialmente seus negócios é: Por onde devemos começar quando se trata de Growth Hacking?

Por isso resolvemos colocar neste artigo o que entendemos sobre as empresas mais bem-sucedidas do Vale do Silício. O que elas têm em comum?

Elas se concentram em uma métrica que desejam atingir!

Para chegar na métrica norte elas se perguntam o seguinte:

– Qual é o nosso objetivo final?

– Em que devemos focar toda a nossa energia?

Um exemplo para ajudar:

A conhecida incubadora do Vale do Silício, Y Combinator, dá a suas startups o seguinte objetivo:

“Toda semana sua empresa deve crescer pelo menos 7%”

Paul Graham, um dos fundadores da Y Combinator, sugeriu que essa métrica deveria se concentrar na receita ou no número de usuários. Essas são as métricas que mostram que uma empresa está altamente focada em algo que as pessoas realmente desejam.

O foco é no crescimento da empresa e esta é responsável pelos objetivos e métricas estabelecidos.

Logo elas precisam se questionar sempre: o que estamos fazendo nos ajudará a crescer 7% nesta semana?

A única métrica norte na metodologia é diferente em comparação ao estabelecimento regular de metas. Na definição regular de objetivos, é comum definir vários objetivos. No entanto, com a métrica norte o foco é obsessivamente alcançar essa métrica.

Mas não são apenas essas startups do Y Combinator que têm essa mentalidade. Existem inúmeros outros exemplos de empresas que usaram com sucesso essa metodologia.

O crescimento do Facebook

O Facebook é uma das empresas do Vale do Silício que usa o método OMTM. Desde o início, Mark Zuckerberg pressionou suas equipes de crescimento na seguinte métrica: “cresça mais rápido que ontem”

Cada nova ideia foi desafiada pelo valor agregado a essa métrica. Com esse foco resiliente tornou muito mais fácil manter todos na empresa alinhados.

Depois de atingir 1 milhão de usuários, eles perceberam que não era mais possível usar a mesma estratégia. Por isso, eles decidiram se concentrar em um objetivo maior e as equipes de crescimento do Facebook estão continuamente criando estratégias para garantir que sua única métrica seja atingida.

Como faço para implementar na empresa?

Comece escolhendo um projeto pequeno…

Decida para este projeto a métrica norte, que deve ser alcançada em uma determinada data e que cada membro da equipe escreva sobre como contribuirá para alcançar esse objetivo;

Mantenha um painel simples (planilha do Google), onde você pode acompanhar sua posição em relação à sua meta, que deve estar visível para toda a equipe;

Fale sobre isso todos os dias, o que você planeja fazer para avançar nessa métrica:

– O que funciona e o que devemos buscar de forma mais agressiva?

– O que não funciona e devemos parar de fazer?

– E se tivéssemos apenas 1 dia para atingir esse objetivo, o que faríamos para dar o último empurrão?

Se estes passos funcionaram para um projeto pequeno, é hora de ir para o projeto maior. Isso deve ser repetido até que a gerência descendente seja capaz de liderar toda a empresa seguindo esse princípio.

Este é o começo para o Growth Hacking.

Tendo em mente um objetivo claro, toda a sua empresa também se concentra em garantir que você possa começar com o Growth Hacking. Toda vez, você precisa descobrir quais são os pontos fracos para “invadir” o seu crescimento.

Lembre-se os hackers de crescimento não funcionam se você não tiver uma métrica norte bem alinhada.

Supere o medo de hackers de crescimento, comece com ele hoje e colha as recompensas amanhã.

Quando tiver definido a métrica norte você pode iniciar a aplicar Growth Hacking no negócio!

Marcos Pâncaro

CEO e Founder da Frantic

Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.

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