Growth Hacking: Estratégias para startups garantirem o sucesso
Existem muitos desafios para escalar um negócio, é crucial que os empreendedores comercializem seus produtos ou serviços com eficiência. Porém a escalabilidade precisa seguir as melhores estratégias, e é aqui que vamos falar de Growth Hacking.
Sou um grande fã de Growth Hacking e seu potencial impacto nos meus negócios e nos de meus clientes. Ao invadir o crescimento e seguir caminhos menos percorridos, você pode estar à frente dos seus concorrentes.
Vamos mergulhar fundo no Growth Hacking e descobrir como sua empresa pode usá-lo efetivamente.
O que é o Growth Hacking?
Significa experimentar rapidamente diferentes táticas de marketing, esforços de publicidade, decisões de design da web e outras tarefas para converter rapidamente leads e gerar oportunidades.
O termo foi implementado por Sean Ellis e segundo ele, a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos. O objetivo é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento da empresa.
Se quiser aprofundar o conceito visite nosso post sobre: O que é Growth Hacking?
O que é e o que faz um Growth hacker?
Um growth hacker é alguém que prioriza o crescimento sobre todas as outras métricas.
Em vez de focar em métricas específicas, este profissional busca alcançar o maior número possível de métricas, geralmente usando marketing de baixo custo para alcançar esses resultados.
Como Growth Hacking pode ajudar sua startup?
O Growth Hacking tem como principal vantagem fazer com que decisões, unidas a estratégias de marketing, tenham um alcance estratosférico, sem elevar demais os custos.
Listamos algumas delas:
1. Invista no produto
Geralmente uma das principais ações das empresas quando as vendas não estão indo bem em relação ao seu produto é investir massivamente em ações de marketing. Mas nem sempre essa é a decisão certa, pois o problema pode estar diretamente no próprio produto.
O Twitter, por exemplo, percebeu que, em 2006, os seus usuários cadastrados excluíam suas contas em pouco tempo. Em vez de aumentar os esforços de marketing, a rede social apostou em uma pesquisa e em testes sobre a experiência do consumidor, o que a fez mudar a interface e os recursos do site.
2. Crie conteúdo relevante
Criar um conteúdo que conte essas histórias e que seja relevante é uma das principais estratégias do Growth Hacking para aumentar o número de visitas de um site e gerar engajamento entre usuários de um produto ou serviço.
Esse conteúdo pode vir por meio de artigos, posts em blogs, infográficos, e-books, memes, guest posts e vídeos.
3. Experiência é tudo, então ofereça a melhor!
As organizações mais inovadoras já voltaram seus serviços para a satisfação dos clientes e reestruturaram seus processos sob a ótica de quem consome, por meio do uso das informações e tendências comportamentais.
No entanto, os novos consumidores e os avanços tecnológicos continuam elevando a exigência. Dessa forma, focar nas conexões emocionais é uma estratégia que se mostra mais sustentável nessa nova ordem.
4. Faça testes A/B
Os testes A/B são essenciais para conhecer a funcionalidade e experimentar a aceitação de determinadas estratégias do seu negócio. Diferente de pesquisas e questionários, essas ferramentas oferecem uma resposta em tempo real sobre o que exatamente o usuário busca e se a sua empresa está ofertando isso.
Esses testes consistem na criação de duas ou mais versões de uma campanha de marketing ou de uma landing page, seja com mudanças no design, texto, imagens, cores e CTA. Esses testes são importantes para avaliar qual possui a maior aceitação do público e, consequentemente, maior conversão.
E você, já conhecia o Growth Hacking ou já utilizou alguma dessas dicas no seu negócio?
Marcos Pâncaro
CEO e Founder da Frantic
Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.
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