Growth Hacking X Marketing Tradicional

Embora o marketing tradicional se concentre na venda de produtos e serviços de uma empresa, o Growth Hacking é uma função mais holística. Os hackers de crescimento não se concentram apenas nas vendas, mas também em encontrar a maneira mais eficiente de expandir os negócios.

Embora o marketing e o Growth Hacking tenham alguma sobreposição, eles estão longe de ser a mesma coisa. Os profissionais podem compartilhar algumas técnicas, mas, na realidade, eles têm objetivos fundamentalmente diferentes. Tanto os hackers quanto os profissionais de marketing trabalham para entender, adquirir e reter clientes, mas suas perspectivas e abordagens diferem. Cada um tem um objetivo final dentro do negócio.

Profissional de marketing tradicional:
Alguém que visa vender bens e serviços específicos ao seu grupo-alvo.
Growth Hacker:
“Uma pessoa cujo norte verdadeiro é crescimento.” – Sean Ellis

De onde são os growth hackers?

O Growth Hacking nasceu no ambiente de inicialização de alta pressão. As startups geralmente têm orçamentos de marketing minúsculos e dependem do crescimento para sobreviver.

Na última década, essas pressões forçaram muitas empresas a adotar abordagens mais inovadoras, aproveitando o poder da tecnologia para encontrar novas maneiras de crescer sem gastar muito. Para algumas empresas, os programadores, e não os profissionais de marketing, descobriram os métodos mais criativos e econômicos para expandir.

Diferença 1

Embora o marketing seja sobre vender produtos e serviços de uma empresa, o Growth Hacking é uma função mais holística. Os hackers de crescimento não se concentram apenas nas vendas, mas no crescimento do negócio. Pode incluir marketing criativo, mas pode se estender com a mesma facilidade ao desenvolvimento de produtos e testes de usuários.

Diferença 2

Os profissionais de marketing tentam vender um produto acabado. Os growth hackers ajudam a projetar um produto com base no que os clientes estão pedindo. Depois, vêm as habilidades técnicas.

Diferença 3

Embora hoje em dia a maioria dos profissionais de marketing possua pelo menos alguma habilidade de marketing on-line, o conjunto de habilidades de um growth hacker será composto de análise, programação e automação de dados on-line.

Growth hacker terão experiência também com testes A/B, criando páginas de destino personalizadas, rastreamento comportamental e relatórios de análises.

Qualquer growth hacker competente deve ter um bom entendimento de quais ferramentas estão disponíveis e como podem ser usadas. Eles também sabem como medir tudo o que fazem e usam movimentos de experimentação e otimização 

  • Uma mentalidade diferente

O crescimento exponencial dos negócios é o santo graal para qualquer growth hacker. Trabalhando em ambientes desafiadores e utilizando experimentação sistemática, eles aprenderam a encontrar as maneiras mais eficazes e eficientes de obter crescimento.

Profissionais de marketing tradicionais

Acostumados a lançar campanhas de alta exposição e alto custo em outdoors, anúncios de primeira página e espaços de mídia no horário nobre. Os profissionais de marketing costumam gastar muito, mas frequentemente não têm os meios ou as ferramentas para medir o ROI de uma determinada campanha.

Growth hackers

Estão sempre atentos a pequenos, mas poderosos “hacks”: “truques” não convencionais ou “atalhos” com alto potencial e baixo custo.

Os avanços na tecnologia agora nos permitem ter uma imagem mais clara do que impulsiona as conversões e, portanto, nos diz em que exatamente devemos concentrar nosso tempo, energia e dinheiro.

Estão interessados ​​no que funciona e continuarão testando até descobrir o que é isso. Eles sabem que não se trata do tamanho de seu alcance, mas de sua eficácia. No final, não importa quantas pessoas tenham ouvido falar de você. O que importa é que as pessoas certas saibam sobre você: as pessoas com maior potencial para se tornarem clientes fiéis.

  • Dados

Profissionais de marketing tradicionais

Tendem a basear as decisões em teorias e estruturas de livros didáticos que já foram testadas e comprovadas, mas nem sempre aplicáveis ​​a todos os tamanhos ou objetivos da empresa.

Growth hackers

Usam uma abordagem orientada a dados para tudo o que fazem. Isso significa que não há espaço para suposições. Portanto, tudo precisa ser mensurável, rastreável e calculável.

Como funciona na prática?

Muitos profissionais de marketing veiculam anúncios de mídia social, no entanto, muitas vezes não conseguem medir as principais métricas e, portanto, não sabem se suas campanhas sociais realmente valem o tempo e o dinheiro investidos. Sem rastreamento e medição detalhados, você nunca pode saber ao certo os principais fatores de seu sucesso ou fracasso.

Em oposição, growth hackers normalmente não executam grandes campanhas estáticas e, portanto, não funcionam com ROI. Em vez disso, eles usam o valor da vida útil do cliente e o custo de aquisição como métricas para ajustar e otimizar constantemente seus canais de marketing.

  • O Product Market Fit mágico

Profissionais de marketing tradicionais

Recebem um produto de uma equipe de desenvolvimento e são encarregados de desenvolver um mercado para ele. Eles geralmente operam mais em um lado do funil: aumentando a conscientização da marca, levando à ativação durante todo o ciclo de vida do produto e terão pouca responsabilidade na retenção.

Growth hackers

Estão envolvidos no desenvolvimento de produtos e trabalham para melhorar constantemente o produto ao longo do tempo, de acordo com os resultados de seus testes.

Por meio de extensos testes de usuários, mineração de dados e outras formas de ouvir o mercado, eles podem ajudar a desenvolver ou melhorar o produto, adaptando-o especificamente ao que os clientes já estão pedindo. Eles trabalham em todo o funil de marketing para acionar o que é chamado de Product Market Fit como base para o crescimento.

Tome nota:

Como regra geral, quando pelo menos 40% dos usuários relatam que ficariam muito desapontados se não pudesse mais usar seu produto ou serviço, você provavelmente tem Product Market Fit. Isso significa que seu produto – e o mercado para ele – estão perfeitamente sincronizados. O objetivo do growth hacker é criar um produto sem o qual seus clientes não possam viver.

  • AARRR

Profissionais de marketing tradicionais

Buscam alta conscientização e maior aquisição. Eles criam o mercado e atraem os clientes. Depois disso, o trabalho deles é feito. Outro departamento se concentra na retenção.

Mais uma vez, growth hackers transcende esses limites.

Growth hackers

Estão preocupados em fechar o ciclo. A maioria das startups não têm recursos para despejar água em um balde com furos no fundo. Eles estão preocupados com o valor da vida útil do cliente. Dessa forma, eles trabalham para otimizar todo o funil de vendas “AARRR” (funil pirata, desenvolvido pela primeira vez por Dave McClure):

  1. Aquisição: como os clientes o encontram?
  2. Ativação: criando um momento WOW que os inspira a agir.
  3. Retenção: estimulando-os a voltar.
  4. Receita: otimizando fluxos de receita.
  5. Referência: deixando os clientes tão felizes que eles se tornarão sua força de vendas.

Ao medir cada parte do funil de vendas, os hackers de crescimento podem ver exatamente onde seus clientes estão tendo dificuldades, onde estão saindo e o que pode ser feito sobre isso.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender as semelhanças e diferenças entre hackers em crescimento e profissionais de marketing tradicionais. Existem algumas áreas de foco sobrepostas. No entanto, o growth hacking envolve uma amplitude muito maior em termos das habilidades necessárias, das ferramentas usadas e da mentalidade geral. Então agora você provavelmente está se perguntando, quando precisa de um profissional de marketing e quando precisa de um hacker de crescimento?

Você precisa de um comerciante tradicional se:

1- Você tem um negócio grande, bem estabelecido e precisa de uma estratégia geral de marketing.

2- Alto alcance e construção da marca são seu foco principal e você tem dinheiro para gastar em grandes campanhas.

Você precisa de um Growth hacker se:

1- Você tem uma ideia, conceito ou modelo de negócios completamente novo.

2- Você quer crescer de forma agressiva e rápida. 

3- Você não pode pagar grandes campanhas de marketing com ROIs desconhecidos.

Basicamente, você precisa de um growth hacker, se quiser começar a desafiar sua empresa e melhorar o que está fazendo.

Esse deve ser o objetivo da sua empresa, não importa qual o tamanho, continuamente.

Marcos Pâncaro

CEO e Founder da Frantic

Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.

##FreneticResults

Adicione o texto do seu título aqui