Lições poderosas sobre o Growth Hacking do Vale do Silício

O Growth Hacking não é apenas uma palavra da moda no Vale do Silício. É uma competência essencial que as principais empresas de tecnologia desenvolveram para aumentar sistematicamente sua base de clientes.

Se você ainda não sabe o que é Growth Hacking é essencial que leia o nosso post anterior – O que é Growth hacking? – sobre o conceito desta metodologia e depois volte para ler esse.

É notório que existe uma diferença fundamental em como as empresas de tecnologia de sucesso no Vale do Silício abordam os desafios de crescimento em comparação com o resto do mundo, inclusive nós aqui no Brasil.

Aqui estão algumas poderosas lições de Growth Hacking que especialistas em crescimento aplicam no Vale do Silício:

1 – Growth Hacking como elemento na cultura da empresa

O Growth é a parte essencial do DNA das empresas de tecnologia de maior sucesso no Vale. A maioria das organizações de marketing e produtos do Vale do Silício entende a importância do Growth Hacking, por isso é fundamental que o mindset de crescimento esteja vivo dentro do negócio.

2 – Sempre experimente

As empresas mais bem-sucedidas do Vale do Silício aprenderam que a experimentação implacável é essencial para o crescimento.

Sempre esteja experimentando.

Growth Hacking tem tudo a ver com aprendizado e a experimentação se entrelaça com isso.

Uma parte crucial da experimentação do crescimento são as hipóteses baseadas em dados.

Com base em dados é possível entender o que está convertendo e o que precisa de ajustes. Para as experimentações faça testes A / B e analise as variantes. O objetivo é encontrar diferenças significativas que permitam rejeitar ou confirmar uma hipótese.

3 – Estar atento às tendências comportamentais

Outra tendência nascente no Vale do Silício é a infusão de insights da Behavioral Economics no Growth para criar produtos valiosos para os clientes e suas necessidades.

Isso parece uma extensão lógica depois que você aprende como o Growth Hacking está enraizado na experimentação e na análise de dados. A Behavioral se tornou popular devido pesquisadores influentes como Daniel Kahneman e o colunista de Wall Street, Dan Ariely.

Os insights da Behavioral Science permitem melhorar a experiência do usuário e enfrentar os desafios do Growth Hacking de um ângulo completamente diferente. Isso é especialmente útil para partes criativas do crescimento, como geração de hipóteses ou otimização da página de destino com uso de prova social.

Um bom exemplo de “prova social” como tática de crescimento é a experiência do usuário do LinkedIn: a página de inscrição para novos usuários apresenta fotos de pessoas semelhantes a elas e permite que “encontrem seu colega”. Ver que outros profissionais com a mesma opinião já se juntaram ajuda os novos clientes a decidir se querem ou não participar, porque as pessoas são fortemente influenciadas por seus pares.

4 – Velocidade: Feito é melhor que perfeito

Agilidade é a palavra “hino” no Vale!

A ideia é ser sempre ágil, analisar, testar, analisar, testar sem perder tempo.

Uma das grandes vantagens de produtos de tecnologia é que você consegue os dados do cliente facilmente, o que permite otimizar rapidamente a experiência do produto e produto-mercado, mesmo após o lançamento.

Isso significa que é possível otimizar o produto com ele rodando. É possível fazer pesquisas de mercado e refinar todos os detalhes do produto. O que queremos dizer é que você pode ser rápido e ir testando hipóteses, ajustando com o produto em andamento, desde que você aprenda rápido e resolva de forma tão rápida quanto aprendeu.

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Marcos Pâncaro

CEO e Founder da Frantic

Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.

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