Lições poderosas sobre o Growth Hacking do Vale do Silício
A arte e a ciência do marketing de conteúdo são fundamentais para o avanço das organizações que desejam um espaço no mercado e a frente de seus concorrentes no segmento B2B. Existem tantas empresas que estão tentando competir on-line que estão continuamente produzindo dados, conteúdo e qualquer informação para fazer com que mais pessoas vejam seu conteúdo.
Há um problema com a qualidade do conteúdo e o valor estratégico que este traz para sua organização. A quantidade de dados produzidos todos os dias na internet é enorme.
Os profissionais de marketing de conteúdo precisam pensar muito sobre como chamar a atenção dos possíveis clientes que estão visualizando conteúdo de diferentes empresas o tempo todo. Com toda a concorrência crescente, o marketing de conteúdo é mais vital para o crescimento das empresas.
O que é Marketing de Conteúdo B2B
A razão pela qual o B2B é essencial é que o tamanho das compras e a receita gerada pelo B2B são muito maiores que o B2C (negócios para os consumidores).
O marketing de conteúdo está se tornando o principal método para melhorar o relacionamento entre compradores e vendedores no B2B. Usar conteúdo tem sido a chave para captar clientes, seja como postagens de blog, infográficos, vídeos para aprimorar a reputação da marca o marketing de conteúdo está gerando negócios para o B2B.
O que o marketing de conteúdo alcançará para sua marca
Há muitos benefícios em usar o marketing de conteúdo ao comercializar para outras empresas. De acordo com o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo custa sessenta por cento menos que o outbound marketing e gera mais leads.
Em 1984, uma pessoa comum veria mais de dois mil anúncios por dia. Em 2014, uma pessoa veria cerca de cinco mil anúncios por dia. O número de anúncios que as pessoas veem na web continua aumentando à medida que as pessoas passam mais tempo na Internet, e as empresas precisam competir pelos clientes na web.
Relacionamos cinco influências positivas que o conteúdo pode ter nos seus negócios.
Maior tráfego na Web
Quanto mais conteúdo você publicar no seu site, mais páginas você indexará no Google. Quanto mais páginas indexadas no Google, maior o tráfego na web. O motivo é que há mais chances de suas páginas da web aparecerem nos resultados dos mecanismos de pesquisa com base nas pesquisas feitas pelos usuários. Quando você trabalha com SEO para o seu site e aumenta a autoridade do domínio, todas as suas páginas recebem um aumento nas classificações nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Mais leads de negócios
Você pode gerar mais leads de negócios para sua empresa escrevendo um eBook ou white paper para seus negócios. Você pode usar essas duas formas de conteúdo como um ímã, quando você tem um conteúdo fornecido a um cliente em potencial em troca de seu endereço de e-mail. Desta forma você ganha leads para sua empresa.
Exposição da marca
Você pode obter mais exposição da marca compartilhando seu conteúdo nas mídias sociais.
As mídias sociais são uma ótima fonte para obter tráfego na web de pessoas que seriam possíveis clientes em potencial com base em hashtags, executando postagens promovidas no Facebook para seu público-alvo, executando campanhas de tweets promovidos e muito mais.
Seu conteúdo demonstrará a liderança de pensamento de suas organizações no setor. A quantidade de pessoas que acessa seu conteúdo, seus blogs, artigos, livros eletrônicos, white papers ajuda a criar uma imagem de autoridade sobre um assunto. Todas essas táticas ajudarão a melhorar sua marca para seus principais clientes em potencial.
Aumente as Vendas!
Com um bom marketing de conteúdo é possível gerar vendas de maneira não evasiva. O motivo é que você está fornecendo informações, dados e conteúdo para perguntas que um cliente em potencial possa ter ao longo de sua jornada para aprender mais sobre o que você oferece e como ele pode ajudá-lo a obter mais com seus próprios negócios.
Deu para notar como o marketing de conteúdo é essencial para negócios B2B e traz muitos benefícios para as empresas que desejam aumentar a exposição, a autoridade e a confiança da marca com os clientes em potencial?
O conteúdo é uma das maneiras mais importantes de separar seus negócios dos concorrentes. Compreender os benefícios cobertos proporcionará uma vantagem contra a concorrência. Mas por favor, não saia gerando conteúdos rasos pois aí o que seria um tiro de sucesso pode ser um tiro no pé.
Marcos Pâncaro
CEO e Founder da Frantic
Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.
##FreneticResults