Retentores, a mais nova cultura do Vale
Retentores, uma combinação de habilidades técnicas com profundo entendimento de marketing estão rapidamente entrando na cultura do Vale.
O foco no crescimento está fazendo com que as empresas percebam que seus baldes estão vazando e compreendam assim a necessidade de entender e corrigir a qualquer custo a retenção e assim escalar o negócio.
Enquanto os growth hacker encaram o crescimento como buscar novos usuários um desafio, o Retentioneer (retentor) busca maneiras para manter os usuários.
Existem duas questões fundamentais para este profissional:
- “Como posso aumentar minhas chances do cliente ficar pegajoso?”
- “Como posso reduzir minha taxa de rotatividade de clientes?”
Para o sucesso desse modelo, os retentores precisam estar confortáveis com a análises estatísticas aprofundadas para descobrir os sinais preditivos de quem converte.
Mas é preciso aproveitar os aprendizados criando fluxos de integração, sendo criativo, gerando campanha de e-mails que deixam o cliente cada dia mais íntimo e apegado ao produto/serviço.
Retentores trazem uma disciplina inteiramente nova para as equipes de growth. Eles são tão importantes quanto os growth hackers . Estes profissionais entendem de ativação e retenção, e nunca deixam os usuários escorregarem das suas estratégias.
70% das empresas afirmam que é muito mais BARATO reter clientes do que conquistar novos.
Dicas do Marcos para você reter clientes:
1- Tenha conteúdos de alta qualidade: Nem vem dizer que isso é repetido. Estou falando de frequência, produzir textos, artigos para seu blog, vídeos, infográficos, e podcasts que vão ajudar os seus clientes encontrarem respostas para grandes dúvidas.
2- Conteúdo para seus clientes encontrarem fácil: Não importa quão legal é seu conteúdo, ele precisa ser de fácil acesso. Vai fazer um blog? Escolha um tema de wordpress que coloque a experiência do usuário em primeiro lugar e mantenha seu conteúdo mais importante na primeira dobra.
3- Esteja sempre em contato com seu cliente: Escreva e-mail marketing mais humanizado que aproxime você do seu cliente, pelo menos uma vez por semana.
Uma das coisas que mais ouvi no RD Summit de 2019, foi sobre tornar a sua empresa mais humana, mais próxima do cliente.
Esse é o momento para as empresas começarem a usar growth hacking para definir seu público e criar um conteúdo que os usuários querem.
Faça isso, e você vai começar a dominar o seu nicho através de um marketing altruísta que incide sobre seus clientes e suas necessidades. Fazer conteúdo útil é uma maneira de escalar e vencer a concorrência.
Por fim quero que você se lembre do mais importante desse artigo:
Uma equipe de crescimento sem um retentor pode ser apenas um balde com vazamento.
Você está tendo um dificuldades para atrair novos clientes?
Lembre-se que o growth hacking é uma estratégia comprovada que você pode usar para pegar atalhos e atrair leads qualificados, nutrir seus clientes, e retê-los.
Marcos Pâncaro
CEO e Founder da Frantic
Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.
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