Como a implantação de Sales e Customer Success geraram crescimento de 170% em apenas duas semanas | Case market4u
As startups estão em evidência. Um dos motivos para tanto sucesso é a mentalidade de implementação constante de melhorias, principalmente na definição de processos e na busca por soluções mais simples e eficientes. Esse foi o caso da market4u, startup curitibana que contou com a consultoria da Frantic para acelerar seus processos de vendas e relacionamento com o cliente.
Uma das responsáveis pelo projeto foi a Jessica Biage, que, em um primeiro momento imaginou que precisava de um SDR para converter mais vendas. Em uma conversa para diagnosticar a verdadeira necessidade da empresa, identificamos que eles ainda não contavam com um processo comercial preparado para a contratação de um SDR. A partir desse bate-papo, iniciamos a consultoria Frantic, que gerou resultados ainda mais significativos para a empresa.
Acompanhe nosso artigo, nós vamos te explicar como tudo aconteceu!
Sobre a market4u
A market4u nasceu com o propósito de oferecer mais conforto e tempo livre para as pessoas por meio da facilidade e da agilidade em encontrar os melhores produtos e fazer as compras do dia a dia sem precisar ir até o mercado. Hoje, a empresa oferece estrutura, logística e inteligência para mini mercados de autoatendimento dentro de condomínios.
Com um mix personalizado de produtos, a operação funciona sem atendentes e sem contato humano. O tamanho da instalação pode ser customizado de acordo com a necessidade dos condôminos e permite a compra de produtos a qualquer hora do dia, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.
A startup faz parte do BioGrupo, uma holding que conta com mais de 10 empresas. O resultado de sucesso foi possível graças aos conhecimentos e à experiência prática dos fundadores da market4u, que já atuaram com sistemas de autoatendimento em outros formatos.
Um dos exemplos é a Bike Station, estação automatizada para ciclistas. A startup recebeu em 2018 investimentos da Oxigênio, aceleradora da Porto Seguro que conta com a parceria da Plug and Play Tech Center, do Vale do Silício. A Bike Station também foi vencedora do reality show Rocket Startup da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, em 2019.
O desafio da expansão do negócio
Quando a market4u já estava com operações ativas em 20 condomínios e com outros 10 em processo de implantação, concretizou-se o sucesso do projeto, tendo forte aderência dos síndicos dos condomínios de Curitiba e, principalmente, dos moradores. Com a facilidade de adesão do modelo de negócio, o faturamento cresceu rapidamente e iniciou-se o desejo de dar o próximo passo, rumo à expansão para todo o Brasil.
Logo que os fundadores e gestores começaram a desenhar o projeto de expansão para todo o Brasil, o modelo de licenciados se mostrou a melhor solução. Foi nesse momento que a Frantic entrou em cena, para ajudar a estruturar uma nova área comercial para atender a crescente demanda nacional, estimulada pelas redes sociais e pela divulgação da empresa no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Rede Globo.
A consultoria da Frantic para a estruturação dessas novas áreas, prevista inicialmente para ser realizada em reuniões semanais, passou imediatamente para encontros em reuniões diárias. Essa iniciativa foi decisiva para o sucesso e a velocidade de entrega do projeto e é isso que vamos começar a detalhar melhor agora.
Projeto com foco em resultados
Com toda a expertise do time da Frantic, fizemos uma profunda imersão na operação própria da market4u, pois esse seria o modelo a ser seguido pelos futuros licenciados. Logo percebemos que não seria suficiente dedicar nossos esforços apenas na área comercial, uma vez que havia a necessidade de uma área de Customer Success.
Como essa também era a visão da market4u, nossa proposta de trabalho também se ampliou para dar conta desse processo, já que o método Frenetic Results, exclusivo da Frantic, também contempla o pilar de CS. O Frenetic Results é uma metodologia que busca resultados frenéticos e se apoia em três pilares: Sales, Growth Hacking e Customer Success. Esse é o espírito dos projetos da Frantic.
Para que um projeto traga resultados efetivos, é preciso muito engajamento de todas as equipes e isso já era uma característica muito forte e positiva do time da market4u, apaixonado pelo propósito e pela startup. Nosso trabalho começou então pelo alinhamento e integração da equipe com treinamentos para que todos tivessem um amplo conhecimento sobre a metodologia utilizada.
Cronograma da consultoria e entregas
A Frantic mergulhou de cabeça no desafio e entendeu que o sucesso do cliente nesse projeto seria desenhar o processo das duas operações, comercial e de customer success, com o objetivo de preparar a empresa para a demanda que viria, já testando cada detalhe na demanda atual. Boa parte do projeto foi realizada em apenas 10 dias, com atividades sequenciadas e entregas rápidas, trazendo mais eficiência para o processo.
CRONOGRAMA DO PROJETO
DIA 1
Imersão na operação, em 3 reuniões
DIA 2
Definição de ICP (Perfil Ideal de Cliente)
DIA 3
Desenho do funil de pré-vendas licenciados
DIA 4
Implantação do CRM (configuração dos funis de pré-vendas e vendas)
Treinamento do CRM para o time
DIA 5
Start do processo de qualificação dos leads que já estavam no pipeline
Desenho do funil de pré-vendas operação própria
Desenho do funil de vendas operação própria
DIA 6
Imersão nos processos de implantação e suporte aos condomínios
DIA 7
Desenho da jornada do cliente após o fechamento de um novo condomínio (onboarding)
DIA 8
Treinamento ao profissional de customer success da empresa
DIA 9
DIA 10
Reunião de alinhamento dos processos novos e definição dos próximos passos.
Solução, metodologia e dinâmica realizadas
A solução adotada para dar conta do cronograma do projeto foi o envolvimento de todos os profissionais das três principais áreas envolvidas: pré-vendas, vendas e customer success. O método Frenetic Results tem como foco justamente essas áreas e se encaixou perfeitamente como solução para o desafio, uma vez que o grande objetivo da metodologia é ter todas as áreas de performance com os processos integrados, em sequência e operando em harmonia.
A dinâmica de reuniões diárias proporcionou grandes entregas todos os dias, fazendo com que fosse possível a concretização da implantação em tempo recorde, com os novos fluxos de operações funcionando e dando os primeiros resultados já na trajetória inicial. Os fechamentos continuaram acontecendo e crescendo, mas agora de forma orquestrada e sustentada por uma metodologia, com sistema e time andando juntos.
Experiência positiva com resultado efetivo
Sandro Wuicik, Chief Business Officer e Founder da market4u, conta como a consultoria da Frantic foi fundamental para criar um processo de vendas escalável. “O Marcos entrou de cabeça junto com a gente, treinou nosso time de vendas e automatizou muitas coisas que fazíamos de forma manual. Isso fez com que ganhássemos produtividade e tempo. Agora as oportunidades não são mais perdidas, temos follow up bem alinhados, nossa conversão subiu muito, temos scripts e um processo bem desenhado”.
que ajuda fortemente para que as coisas cresçam cada vez mais!”, afirma Jessica.
Para o Diretor de Expansão de Negócios da market4u, Paulo Vinícius de Carvalho, organização e padronização são pontos fundamentais. “A Frantic está sendo muito importante para conseguirmos organizar e padronizar o nosso modelo de negócio. Desde que começamos a consultoria não tivemos mais clientes sem atendimento e com isso conseguimos aumentar a conversão, gerando um ganho praticamente instantâneo”.
Já para quem trabalha na operação e nos processos que foram diretamente impactados pela consultoria, como a Jessica Biage, que era SDR e atualmente é Customer Success na market4u, participar dessa construção na empresa foi um grande desafio, mas, sem dúvida, um dos melhores desafios que um profissional pode ter. “Desenvolvemos novas habilidades e construímos novas filosofias, que envolvem não só habilidades técnicas, mas também uma mudança de mindset, ressaltando que “mudança” é uma das principais palavras aqui do market4u”.
Ainda segundo Jessica, pelo fato da market4u trabalhar com um modelo de negócios inovador, é preciso contar com pessoas especializadas e com uma consultoria com mais experiência no mercado de inovações para começar bem e do jeito certo, solidificando não só a marca, mas também os processos.
“É nisso que a Frantic tem nos ajudado diariamente. Sim, diariamente! Começamos com a consultoria em apenas uma das vertentes do nosso comercial e, aos poucos, já a levamos para todas as demais áreas. Isso porque, em pouco tempo, o Marcos transpareceu muita confiança, competência e engajamento no trabalho que tem feito. Ele já faz parte do time e nossa reunião é uma das mais aguardadas da nossa agenda, porque é uma reunião leve e que ajuda fortemente para que as coisas cresçam cada vez mais!”, afirma Jessica.
Consultoria com agilidade e eficiência
Com a consultoria da Frantic e adotando o método Frenetic Results, foi possível melhorar a organização, as definições dos processos de vendas de cada profissional e os funis das áreas de pré-vendas, vendas e customer success da market4u. Em poucos dias, as entregas e os novos processos puderam ser implementados, o que resultou em um crescimento de 170% apenas nas primeiras duas semanas. A empresa segue crescendo em faturamento, tamanho do time, e os processos estão em constante atualização.
Ficou interessado na metodologia Frenetic results e quer saber como contratar a consultoria da Frantic? Entre em contato ou acesse a área de Planos e Serviços.
Marcos Pâncaro
CEO e Founder da Frantic
Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.
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