A importância de dados para equipes de vendas

A análise dos dados é uma das maiores tendências para o mercado de marketing, e não é de hoje. Porém essa nova forma de embasar decisões e estratégias está alcançando a área comercial das empresas.

O potencial dessa estratégia envolve reduzir os custos, melhorar a qualidade do serviço ou produto, inovar e otimizar o desempenho das vendas.

Para a equipe de vendas os dados podem ser o verdadeiro “pulo do gato”. Com o uso de dados os vendedores poderão usar base estatística em seus processos de venda, entendendo melhor as motivações, tendências e comportamento do consumidor.

Os benefícios de usar dados em vendas

Muitas empresas estão utilizando essa estratégia e o big data para se transformar digitalmente.

Relacionamos alguns deles para você saber como aplicar essa estratégia de vendas na sua empresa.

  1. Melhora da geração de leads

O uso de WEB Analytics é adequado para melhorar a precisão da geração de leads e até mesmo na automação do processo para o pré-vendas. O uso de dados ricos ajuda na identificação do cliente ideal no momento certo.

Combinando o Analytics com uma ou mais automações de marketing pode ajudar a entender a jornada do cliente e identificando qual lead pode ser qualificado medindo os estágios dentro da jornada avaliando o nível de interesse desse lead.

Unindo o time de vendas e marketing é possível ter uma visão 360 da jornada do cliente. O marketing saberá quais leads deve atrair e a aquisição de novos clientes será feita de maneira mais assertiva, identificando erros e acertos no funil de vendas e otimizando o funil de vendas do comercial. 

  1. Melhores decisões com otimização de dados

Dentro de um CRM, os dados são exibidos em tempo real, não sendo necessário perder tempo desenvolvendo relatórios mensais manuais, tornando todo o processo de vendas mais ágil e previsível.

Empresas que já usam análise de dados para prover crescimento obtém resultados notáveis na geração de leads e gerenciamento de pessoas. Expandindo a fronteira de geração de valor para vendas B2B.

  1. Qualificação da equipe de vendas

O planejamento tradicional de vendas por muito tempo se baseava mais no conhecimento histórico do que nos fatos atualizados, ao longo do tempo foi preciso gerar estratégias não tão obsoletas e isso exigiu uma determinada qualificação de profissionais.

Com esse novo mercado e exigências as empresas buscam qualificar suas equipes comerciais para melhor entenderem análises de dados, introduzindo um novo planejamento de vendas com estratégias embasadas em estudo de métricas que rapidamente se tornam muito mais efetivas.

A análise também pode revelar os traços estatisticamente importantes de vendedores de alto desempenho, o que melhora a contratação e o desenvolvimento de pessoas.

  1. Maximiza o LTV

Empresas que fazem vendas B2B estão analisando dados de clientes que compraram e analisando o que os motivou a fechar negócio. Com isso é possível ter mais clareza sobre as expectativas do cliente em relação ao produto e diagnosticar pontos em comuns para futuros clientes.

Envolver clientes em risco de churn também ajuda a reconhecer os sinais de descontentamento, o que faz ter uma maior previsibilidade para uma melhor tomada estratégia de retenção.

  1. Superação de obstáculos

Previsibilidade é o que as equipes de vendas podem ter com uso de dados. 

Se sua empresa já possui um departamento de marketing orientado através de dados você pode criar um vendarketing e tornar a comunicação das áreas mais próxima gerando melhor análises de como está a jornada do cliente. 

Superar obstáculos com análise de dados será muito mais simples que trabalhar intuitivamente. 

Os líderes de vendas podem ter dificuldade em avaliar e priorizar, mas se a equipe estiver alinhada no processo e usando dados como base na tomada de decisão ficará muito mais simples entender e resolver problemas.

Deu para você compreender que o uso de dados para vendas pode otimizar o tempo e identificar oportunidades? 

Porém saiba que os vendedores devem usar ferramentas para extrair estes dados e o ideal é o uso de um CRM, logo tenha em mente que será necessário fazer investimentos para qualificar sua área comercial. 

Quer melhorar resultados e aumentar a agilidade de atendimento do seu time comercial? Tornar o ciclo de vendas mais curto e otimizado? 

Marcos Pâncaro

CEO e Founder da Frantic

Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.

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