Sua empresa tem um ICP ou uma PERSONA?

 Durante esses anos de mercado eu ainda me deparo com profissionais e empresários com a dúvida de como entender se a empresa tem um ICP ou uma persona. A resposta é simples, mas pode te dar um estalo!

ICP foco em B2B e Persona foco em B2C! BUM!

É um erro comum confundir o perfil do cliente ideal com persona, por isso calma que eu vou explicar melhor.

 O ICP é uma etapa estratégica que envolve o direcionamento da empresa como um todo. A definição do Ideal Customer Profile, o seu cliente ideal, exige uma análise aprofundada dos dados do negócio levando em consideração alguns pontos como:

  • Segmento de atuação
  • Número de funcionários
  • Localização
  • Estrutura da equipe
  • Maturidade
  • Ciclo de vendas
  • Ticket médio

A elaboração da persona é uma etapa tática que deve apoiar a elaboração de estratégias de marketing. Definir a persona deve-se considerar elementos comportamentais como: hábitos, costumes, idade, sexo etc.

Para você entender melhor isso:

ICP: Essencial para operação de vendas e contribui para a especialização da empresa.

Exemplo:

Empresas no setor de tecnologia, com 15-50 colaboradores, localizadas no sul do Brasil, com ciclo de vendas médio de 2 meses e ticket médio de R$1000,00. A equipe de marketing e vendas trabalham alinhadas, mas precisam de um serviço de Inbound Marketing e Outbound Marketing mais estruturado para aumentar o volume de vendas e o ticket médio.

    Persona: Essencial para o marketing e contribui para as campanhas de captação de leads.

    Exemplo:

    Gabriel, 27 anos, é gerente de inside sales de startup. É responsável pela equipe de vendas e pré-vendas. Sente que seus 12 membros da equipe estão sobrecarregados e por isso, deseja uma ferramenta para otimizar o processo de prospecção e qualificação de leads. O seu objetivo é ter uma solução para sua equipe organizar os fluxos de cadência e os dados levantados sobre os leads na qualificação.

    Deu pra sacar que a persona trabalha no ICP?

    Dicas do Marcos:

    ICP deve ser definido antes da persona, é necessário saber claramente quem é o ICP e após definir quem será a persona para alcançar dentro dele.

    Capacitar a equipe para trabalharem corretamente com as informações dos perfis definidas para gerar resultados qualificados.

    Não se preocupe se tiver mais de uma persona definida, é normal um ICP ter mais de uma persona, mas não exagere, muitas personas podem prejudicar o foco da sua estratégia.

    Como eu sou um amante da “Receita previsível” do Aaron Ross não posso deixar de falar que quando se determina o ICP, existe a possibilidade de planejar minuciosamente as táticas de abordagem e negociação, voltando os esforços para quem realmente importa.

    Afinal, abordar o lead sem saber nada a seu respeito já é ruim, mas abordar um lead que não tem o perfil adequado para comprar o que você tem a oferecer é muito pior.

    Curtiu esse conteúdo? Tem dúvidas? Então comenta a tua dúvida ou tua opinião que eu vou te responder assim que possível.

    Marcos Pâncaro

    CEO e Founder da Frantic

    Especialista em vendas complexas b2b, growth hacker, empreendedor, consultor empresarial, mentor de startups, entre outras atividades relacionadas ao empreendedorismo e ecossistema de tecnologia e inovação.

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